Carrinho vazio.
ORÉGÃOS
×
ORÉGÃOS
ORÉGÃOS
De: R$ 5,95
Por: R$ 4,00
Início » Beneficios Para a Saúde » Orégãos
Orégãos

A planta orégão tambem conhecida no Brasil como orégano é uma planta da família botânica das Lamiaceae e em latim chama-se Origanum vulgare L.

O orégão é tambem conhecido por outros nomes: orégão vulgar, manjerona brava e manjerona selvagem. O seu habitat é difundido por toda a Europa, em terrenos de altitude média, soalheiros, secos e pedregosos. Naturalizado no continente americano.

Descrição: O orégão é uma planta vivaz, cujos caules erectos atingem até 60 cm de altura. As folhas são pequenas, de cor rosa púrpura.

Referências Históricas: O orégão é muito semelhante à manjerona, embora, ao contrário desta, costume encontrar-se em estado silvestre. É oriundo do Médio Oriente, e foi introduzido na Europa no século XVI.

Propriedades medicinais, Indicações terapêuticas e beneficios do orégão: Toda a planta é rica num óleo essencial que contém timol e carvacrol, de acção sedativa, antiespasmódica e carminativa. Contém, além disso, flavonóides e ácido ursólico, aos quais se atribuem as suas propriedades anti-reumáticas. O seu uso medicinal é indicado nos seguintes casos:

– Transtornos digestivos: Dispepsia (má digestão) de origem nervosa, flatulência, espasmos ou cólicas dos órgãos digestivos. Pela sua acção carminativa (combate os gases intestinais), é um bom condimento para legumes, sopas e pizzas.
– Afecções respiratórias acompanhadas de tosse seca ou irritativa, como a laringite (irritação da garganta) ou a tosse convulsa. O orégão tem também acção expectorante, béquica e antitússica, tanto em uso interno como externo.
– Dores musculares, torcicolos e lumbago, aplicado externamente tanto em cataplasmas como em fricções sobre a pele.